segunda-feira, dezembro 11, 2006

Eles entendem tudo

Matéria lúdica e educativa retirada daqui, minha gente.

Primeiro ameaçados de extinção por conta da caça predatória e, mais recentemente, pela dificuldade de acasalamento em cativeiro, os pandas gigantes da China vivem este ano um inédito baby boom graças a uma combinação de dietas, pesquisa de biologia animal e um recurso insólito: os vídeos pornôs com pandas acasalando, que conseguem estimular os ursos chineses a acasalarem através de mecanismos de repetição de comportamento.

Em entrevista à agência de notícias "Associated press", Zhang Zhihe, diretora do Centro de Pequisas de Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu, capital da província de Sichuan, onde fica a reserva de Wolong, afirmou que, nos primeiros 10 meses deste ano, 31 pequenos pandas nasceram em cativeiro na China, dos quais 28 sobreviveram. Ano passado, foram 12 nascimentos. E em 2000, apenas nove. Zhang está na Tailânda, onde foi ensinar aos pesquisadores locais como usar o vídeo pornô para estimular sexualmente os pandas Chuang Chuang e Li Hui, do zoológico de Chiuang Mai, no Norte da Tailândia, dados de presente pela China aos tailandeses.

"Vamos usar o vídeo para fazê-los procriar em janeiro", afirmou o pesquisador tailandês Prasertsak Buntragulpoontawee à AP. "É a mesma lógica que faz alguns chimpanzés fumarem ao verem pessoas fumando ao seu redor".

Zhang Zhihe explica que, no início, os pesquisadores achavam que apenas colocando o casal de pandas juntos fosse suficiente para estimular o desejo animal. Mas os animais em cativeiro demonstravam o que os cientistas chama de "falta de socialização apropriada": "Sem companhias ao redor, quando o macho e a fêmea se encontravam para reproduzir, eles simplesmente se assustavam e acabavam brigando", explicou Zhang.

"No meio selvagem, os machos brigam pelas fêmeas, mas em cativeiro, é como se colocássemos um casal de humanos que não se conhecem juntos e os obrigássemos a fazer sexo".

Uma das saídas foi a criação de um vídeo pornô com cenas — e sons — dos pandas fazendo sexo, que se mostrou efeiciente para acender o desejo dos pandas em cativeiro: "São os sons e imagens do acasalamento que acabam estimulando os ursos", disse Zhang. "Pandas são como seres humanos. Eles entendem tudo".

Nenhum comentário: