quarta-feira, maio 16, 2007

A construção de um ídolo

Nelson Piquet, tricampeão de F-1, em momentos distintos de sua epopéia. O homem que afinava as carangas dos Collor para os rachas em Brasília não leva desaforo pra casa e e acerta um belo direto no chileno Eliseo Salazar para revidar uma barbeiragem do oponente que o tirou da liderança e da pista no GP da Alemanha de 82.

Entre 1986 e 1987, Piquet dividiu as atenções da Williams com Nigel Mansell, genial piloto bretão. A Williams, equipe inglesa, queria porque queria fazer de Mansell um autêntico campeão mas Piquet não deixou barato. Sacaneou o "Idiota Veloz" (apelido cunhado pelo próprio Piquet) indo ao ponto de sumir com os papéis higiênicos nos banheiros da equipe em treinos do GP do México durante uma crise diarréica do rival - o chamado "Mal de Montezuma", conseqüência espinhosa do tempero caliente da comida mexicana.

Piquet faturou o campeonato de 87, deixando de correr a etapa de San Marino por conta de um acidente nos treinos classificatórios que fez com que os médicos o proibissem de largar no domingo.

Aqui, o causo com Salazar em vídeo:


E aqui, Piquet mostra pra Senna que com ele a coisa é meio séria (o lendário GP da Hungria de 86):

Um comentário:

Selkie disse...

genios, genios! pilotos de verdade.