segunda-feira, janeiro 07, 2008

O cinema vive

Nação Fast Food. O Homem Duplo. Antes do Amanhecer. Escola do Rock. Talvez você não desconfie, mas são todos filmes do mesmo diretor - e o nome dele é Richard Linklater. Dono de um talento capaz de fazer uma deliciosa comédia-musical-pastelão nos melhores moldes do cinemão (sem precisar tratar seu público infanto-juvenil como gado) e logo a seguir embarcar numa viagem sentimental-psicodélica-filosófica, Linklater nos prova que o cinema não precisa nem se complicar demais e nem se rastejar no lodo do lugar-comum.

Sem mais recente "Nação Fast Food" atinge a cadeia produtiva de McDonald's e quetais com muito mais força do que a forçação de barra engraçadinha do Super Size Me. Sua dupla romântica "Antes do Amanhecer"/"Antes do Pôr-do-Sol" acabaram se tornando a sessão da tarde por excelência da geração 90, filmes que tratam o amor como a aventura sem-rumo que ele se tornou em tempos incertos.

O cinema de Linklater busca antes de tudo o espectador, que está ali para ver uma história a ser narrada por imagens. A graça é que Linklater procura a cada filme oferecer algo novo a seu público. Seus filmes são todos feitos para quem gosta de cinema.

Nenhum comentário: