quarta-feira, outubro 03, 2007

Estamos indo para onde?

Deu a notícia no jornal na hora do almoço. Outro flagrante de roubalheira do nosso rodo cotidiano, dessa vez com um tempero de maldade mesmo - uma quadrilha dava um jeito de fabricar próteses humanas com material falsificado para ganhar uma graninha a mais em cima dos otários que dependem de próteses, inclua aí quem perdeu uma perna, o médico que atende a vítima, um plano de saúde que custeio o tratamento, o Sus, nosso dinheiro pago em impostos.

Eu ainda consigo me revoltar e ficar chocado em como há gente nesse país que consegue sempre dar um jeito de passar a perna no próximo não importa a conseqüência, mas o motivo raramente muda. Silvio Santos enxergou fundo na alma brasileira quando vislumbrou o "Topa Tudo por Dinheiro", um BBB sem pseudo-tramas globais.

Deve haver alguma razão que explique o estado de coisas para o qual caminhamos. A se julgar pela descrença geral da população em instituições públicas, corremos o risco de acordar um dia com o país unido em torno de algum "Messias" do momento, que a partir de alguma excentricidade pré-fabricada para nos parecer humano, nos dará outro golpe - e o Brasil é chegado num golpe.

Não consigo deixar de lembrar que um presidente ou dirigente comuna maroto quebrou toda a Albânia ao cair da URSS cooptando sua população num inacreditável e batido golpe da pirâmide. Ele se escafedeu com toda a grana dos miseráveis albaneses.

É essa nossa vocação, de florão da América a Albânia?

Talvez não, mas aí, vejam bem, mas aí depende da gente resolver passar a viver num país sério. Eu tenho um amigo que mora em Brasília que resolveu começar a revolução a partir de si e pretende com seu exemplo motivar os demais de nós a fazer o que é certo - acertar individualmente para acertarmos o coletivo.

É como disse o Hélio Luz, ex-chefe da Polícia Civil carioca do final do século passado, mais ou menos com essas palavras: se a gente quiser uma polícia honesta e eficiente, então não vai ficar só a polícia subindo morro e matando favelado... vai ter pé na porta em apartamento na Vieira Souto, batida policial no Leblon. Não vai mais dar pra estacionar em local proibido. Polícia honesta vai aplicar a lei pra todo mundo. Será que a população quer uma polícia honesta?

O meu amigo Carlos Jazzmo quer. E você?

Nenhum comentário: